"Bande à Part" (1964 - 92m)
SINOPSE
"As personagens de Godard vivem como se estivessem (ou talvez como se vivessem) num filme: Cantam e dançam como se vivessem num musical, percorrem Paris como se estivessem num filme negro, disparam como se estivessem num western."
-Luis Miguel Oliveira, Cinemateca Portuguesa
Pondo alegremente em prática a máxima de D. W. Griffith - "para fazer um filme basta uma rapariga e uma arma" - BANDE À PART é a homenagem de Godard aos filmes policiais da Hollywood dos anos 40.
Frantz e Arthur, dois amigos fura-vidas habituados a meter-se em embrulhadas, conhecem a tímida Odile (interpretação extraordinária de Anna Karina, à época mulher e musa de Godard), que lhes conta que a sua tia Victoria e um amigo, o sr. Stolz, escondem em casa uma avultada soma de dinheiro. Frantz e Arthur começam imediatamente a planear um roubo. Enquanto acompanhamos as deambulações deste trio improvável pelos cafés e ruas de Paris, cresce a suspeita de que o golpe que preparam não vai correr de acordo com o plano.
Com fotografia de Raoul Coutard e música de Michel Legrand, BANDE À PART, inédito comercialmente em Portugal e um dos mais famosos filmes do cineasta suíço, tem algumas das mais antológicas cenas da história do cinema, nomeadamente a sequência da dança no café que inspirou Quentin Tarantino em "Pulp Fiction" e Hal Hartley em "Simple Men".
REALIZADOR
Jean-Luc Godard
INTÉRPRETES
Anna Karina, Danièle Girard, Louisa Colpeyn, Chantal Darget, Sami Frey, Claude Brasseur, Georges Staquet, Ernest Menzer, Jean-Claude Rémoleux.
|
VIDEO
Standard 1.33:1 [4:3]
AUDIO
Francês Mono
LEGENDAS
Português
OPÇÕES ESPECIAIS
Capítulos
Imagens
Jean-Luc Godard Biofilmografia
DISCOS/LADOS
1 disco de 1 lado
ESTÚDIO(S)
Orsay Films
Anouchka Films
DISTRIBUIÇÃO
Midas Filmes
|