"Diário de Bordo" (1998 - 52m)
SINOPSE
COLECÇÃO ESCRITORES PORTUGUESES
JOSÉ CARDOSO PIRES
No ano em que José Cardoso Pires recebeu o Prémio Pessoa, o mais prestigiado prémio português, Manuel Mozos filmou um retrato daquele que foi um dos grandes autores de língua portuguesa.
A vida e a escrita, o cinema, o erotismo e a morte, são alguns dos temas deste filme, rodado em Lisboa e na Caparica (o refúgio do escritor) no Outono e Inverno de 1997.
José Cardoso Pires nasceu na Beira mas mudou-se para Lisboa ainda pequeno e aí passou o resto da sua vida, «como um escritor ancorado». Escreveu os primeiros contos aos vinte anos, trabalhou em vários empregos que não conseguia manter, e cursava matemática que não acabou. José Cardoso Pires gostava da noite; de tertúlia e boémia. De entre os seus amigos contaram-se Alexandre O´Neill, um dos raros escritores de quem foi amigo, e Júlio Pomar, pintor e grande influência na sua obra. Perseguido pela P.I.D.E., foi obrigado ao exílio no Brasil. Foi aí onde se dedicou à escrita a tempo inteiro. Entre a sua obra, encontram-se os livros: O Anjo Ancorado, O Delfim, Balada da Praia dos Cães e De Profundis - Valsa Lenta, onde aborda a experiência de perda de memória em consequência de um acidente vascular cerebral.
REALIZADOR
Manuel Mozos
INTÉRPRETES
Clara Ferreira Alves, António Lobo Antunes, João Lobo Antunes, Júlio Pomar, Antonio Tabucchi.
|
VIDEO
Standard 1.33:1 [4:3]
AUDIO
Português Dolby Digital 2.0
LEGENDAS
nenhuma
OPÇÕES ESPECIAIS
Imagens
Texto Clara Ferreira Alves
José Cardos Pires Bibliografia
Manuel Mozos Filmografia
DISCOS/LADOS
1 disco de 1 lado
ESTÚDIO(S)
Rosa Filmes
Radiotelevisão Portuguesa
DISTRIBUIÇÃO
Midas Filmes
|