"Zerkalo" (1975 - 108m)
SINOPSE
Talvez que todos os cineastas com uma obra obsessivamente pessoal e personalizada tenham um filme nuclear na sua evolução, uma espécie de centro irradiante a partir do qual é possível ler em sentidos diversos a edificação da sua obra.
-João Lopes
A partir de um poema do seu pai, Arseni, Andrei Tarkovski constrói um poético filme autobiográfico, no qual as imagens das memórias de infância se unem às imagens de arquivo para nos dar a ver o "dia branco, branco" das personagens. O protagonista guia-nos pelas suas experiências, contando a história da sua mãe, da casa em que viviam, das pessoas que o ajudaram no pós-guerra, e num segundo plano, do seu próprio papel como pai. Tarkovski diz que fez um filme não sobre si mesmo mas sobre o relacionamento com as pessoas que lhe eram próximas, e também sobre aqueles que o abandonaram.
REALIZADOR
Andrei Tarkovsky
INTÉRPRETES
Margarita Terekhova, Ignat Daniltsev, Larisa Tarkovskaya, Alla Demidova, Anatoli Solonitsyn, Tamara Ogorodnikova, Yuri Nazarov, Oleg Yankovsky, Filipp Yankovsky, Yuri Sventisov, Tamara Reshetnikova, Innokenti Smoktunovsky, Arseni Tarkovsky.
|
VIDEO
Standard 1.33:1 [4:3]
AUDIO
Russo Mono
LEGENDAS
Russo
Inglês
Francês
Espanhol
Italiano
Holandês
Japonês
Sueco
Alemão
Português
Hebreu
Árabe
Chinês
OPÇÕES ESPECIAIS
. Prelúdio: Entrevista com o Argumentista Alexander Micharine (33') e com Grigori Yavlinski (10')
. Biografia de Arseni Tarkovski
. Documentário sobre Anatoly Solonitsyn (8')
. Entrevista com Innokenty Smoktunovsky (11')
. Memória: Nokolai Grinko - O Último Plano (4')
. Eduard Artemyev: Dedicatória a Tarkovski (9')
. Filmografias
. Galeria de Imagens
DISCOS/LADOS
1 disco de 1 lado
ESTÚDIO(S)
Mosfilm
Mosfilm Unit 4
DISTRIBUIÇÃO
Midas Filmes
|