"Mourir à Trente Ans" (1982 - 97m)
SINOPSE
MAIO 68
40 ANOS DEPOIS
// CANNES 82 CÂMARA DE OURO //
O RETRATO COMOVENTE DOS SONHOS E DESILUSÕES DE UMA GERAÇÃO
"GOSTARIA QUE AQUELES QUE NÃO VIVERAM 1968 SOUBESSEM O QUE SE PASSOU E QUE OS QUE O VIVERAM SE RECONHEÇAM. MAS SOBRETUDO, NÃO QUERIA QUE O MICHEL DESAPARECESSE E QUE FOSSE ESQUECIDO."
Romain Goupil é como alguém que tivesse nascido com uma câmara na mão e desde muito cedo ele começou a filmar a sua vida. 1965, as eleições presidenciais, a guerra no Vietname. Ao mesmo tempo que se envolve na acção política, Goupil continua a filmar tudo: agora os militantes, os comícios, as manifestações. É nessa altura que conhece Michel Recanati e uma amizade profunda nasce então entre os dois.
Em 1968 eles são já dois militantes empenhados e estão totalmente envolvidos nos acontecimentos de Maio. Goupil é um militante esquerdista, activo na LCR, mas continua a filmar tudo. É com esse material que, muitos anos mais tarde, ele fará este filme. O seu amigo Michel suicidou-se e essas imagens que Romain nunca parou de fazer vão servir para construir este filme inesquecível, que é tanto uma homenagem ao seu amigo precocemente desaparecido como sobretudo o retrato comovente de uma geração que se envolveu de uma forma radical na militância política, quando se pensava que o mundo podia mudar e que isso só dependeria do envolvimento daqueles que o queriam fazer...
REALIZADOR
Romain Goupil
INTÉRPRETES
Alain Bureau, Pierre Goupil, Romain Goupil, Sophie Goupil, Jacques Kébadian, Maurice Najman, Michel Recanati, Henri Weber.
|
VIDEO
Standard 1.33:1 [4:3]
Preto e branco
AUDIO
Francês Dolby Stereo
LEGENDAS
Português
OPÇÕES ESPECIAIS
Menus Interactivos
Selecção de Capítulos
DISCOS/LADOS
1 disco de 1 lado
ESTÚDIO(S)
MK2 Productions
DISTRIBUIÇÃO
Midas Filmes
|