"Ta'm e Guilass" (1997 - 99m)
SINOPSE
// CANNES 97 PALMA DE OURO //
É UM DOS MAIS BELOS E ESTRANHOS FILMES. UMA ESPÉCIE DE VIAGEM INICIÁTICA. O ELOGIO CONSTANTE DA VIDA NA OMNIPRESENÇA DA MORTE. Maria João Madeira
Este é um dos mais famosos filmes do realizador iraniano Abbas Kiarostami, consagrado no festival de Cannes, em 1997, com a Palma de Ouro. Filme de contornos aparentemente simples, O SABOR DA CEREJA torna-se, à medida que a história vai avançando, numa complexa meditação sobre a condição humana e a legitimidade do acto do suicídio, a partir da história de Badii, um homem desesperado que quer pôr fim aos seus dias e que parte à procura de alguém a quem possa pagar para o enterrar após a sua morte.
Marca indiscutível na obra de Kiarostami é a forma como o cineasta se liberta das habituais técnicas ficcionais e documentais, baralhando as fronteiras das duas e desafiando assim o papel dos espectadores, jogando com as suas expectativas e provocando a sua imaginação. Os seus filmes convidam o espectador à reflexão, pondo em causa estereótipos e questionando os seus próprios preconceitos. Neste filme, por exemplo, não é explicada a razão para o suicídio de Badii. Segundo Kiarostami, as partes não contadas ou não esclarecidas vão sendo criadas pelo espectador, tornando-o responsável e mesmo activo no filme que tem perante si.
REALIZADOR
Abbas Kiarostami
INTÉRPRETES
Homayoun Ershadi, Abdolrahman Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari, Safar Ali Moradi, Mir Hossein Noori, Ahmad Ansari.
|
VIDEO
Widescreen 1.66:1 anamórfico
AUDIO
Farsi Dolby Digital 2.0
LEGENDAS
Português
OPÇÕES ESPECIAIS
Capítulos
Imagens
Abbas Kiarostomi - Biofilmografia
DISCOS/LADOS
1 disco de 1 lado
ESTÚDIO(S)
CiBy 2000
Abbas Kiarostami Productions
DISTRIBUIÇÃO
Midas Filmes
|