"Bad Ma Ra Khahad Bord" (1999 - 118m)
SINOPSE
// VENEZA 99 GRANDE PRÉMIO DO JÚRI //
É A HISTÓRIA DE UM HOMEM QUE PROCURA A MORTE E QUE NÃO ENCONTRA SENÃO A VIDA. Abbas Kiarostami
O título deste filme, retirado de um poema da iraniana Forough Farrokhzad, reforça uma ideia já há muito indissociável da obra de Abbas Kiarostami que é a sua visão poética do cinema. Esta mesma ideia é sublinhada logo no início de O VENTO LEVAR-NOS-Á, que começa com um poema de Omar Khayyam que nos fala do significado simbólico da morte nas nossas vidas.
A história gira em torno de um engenheiro (Behzad Dourani) e de dois colegas seus que viajam para uma longínqua e pequena aldeia do Curdistão iraniano por razões que permanecerão desconhecidas. A história do engenheiro vai sendo pontuada pelas vidas das pessoas que vai encontrando pelo caminho: um rapaz que se torna seu guia, um trabalhador que discute as restrições sobre o papel das mulheres, a grávida que lhes dá abrigo, e a anciã da aldeia, que acaba por ser a razão da sua visita. A estrutura deste filme é facilmente identificável pelos que estão familiarizados com o trabalho de Kiarostami: um forasteiro privilegiado lançado numa cultura que lhe é estranha torna-se testemunha dos costumes, crenças, e dos rituais diários de uma população, e a aldeia transforma-se no palco para todas estas histórias que se vão entrelaçando. Mas o filme é, sobretudo, um exame da natureza humana, da nossa existência e da nossa civilização.
REALIZADOR
Abbas Kiarostami
INTÉRPRETES
Behzad Dorani, Noghre Asadi, Roushan Karam Elmi, Bahman Ghobadi, Shahpour Ghobadi, Reihan Heidari, Masood Mansouri, Ali Reza Naderi, Frangis Rahsepar, Masoameh Salimi, Farzad Sohrabi, Lida Soltani.
|
VIDEO
Widescreen 1.85:1 anamórfico
AUDIO
Farsi Dolby Digital 2.0
LEGENDAS
Português
OPÇÕES ESPECIAIS
Capítulos
Imagens
Abbas Kiarostomi - Biofilmografia
DISCOS/LADOS
1 disco de 1 lado
ESTÚDIO(S)
MK2 Productions
DISTRIBUIÇÃO
Midas Filmes
|